O Certifica é o mais novo programa de benefícios do nosso marketplace e tem como objetivo, reconhecer o comprometimento e sucesso de nossa parceria. A certificação destaca parceiros próximos ao Grupo Casas Bahia e aumenta a confiança dos clientes na qualidade dos serviços oferecidos.
Em nosso portal, você encontrará todas as informações e serviços necessários que deverá considerar no desenvolvimento de sua aplicação. Mais a frente, destacaremos os requisitos e os benefícios do programa.
Integração de Excelência
**Olá! Fique atento no proximo ciclo de certifica teremos um novo indicador voltado a violações e a saída do indicador de parceria. **Requisitos (Hubs)
Preparamos uma tabela com um overview dos requisitos e as métricas que deverão ser alcançadas. Mas calma, seguindo em frente explicaremos cada um individualmente e também como alcança-las.
Máximo do requisito (pts) | Requisito | Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 |
---|---|---|---|---|---|---|
20 | % de API’s Desenvolvidas | > ou = 95% | > 85% | > 80% | > 70% | > 60% |
20 | % de client_error (4xx) | < ou = 3% | > 3% até 5% | > 5% até 10% | > 10% até 15% | até 20% |
20 | Desenvolvimento de Melhorias (dias corridos) | Prioritária: 45 Não prioritária: 60 | Prioritária: 50 Não prioritária: 65 | Prioritária: 50 Não prioritária: 70 | Prioritária: 60 Não prioritária: 80 | Prioritária: 60 Não prioritária: 90 |
15 | GMV ou Pedido colocado | GMV >= 15Mi ou Entrega >= 15k | GMV >= 10Mi ou Entrega >= 10k | GMV >= 5Mi ou Entrega >= 5k | GMV >= 1Mi ou Entrega >= 1k | GMV >= 500k ou Entrega >= 500 |
15 | Taxa de sucesso (Violações de produtos) | >=90% | >=80% | >=70% | >=60% | >=50% |
10 | NPS | > ou = 90 | > ou = 70 | > ou = 65 | > ou = 60 | > ou = 50 |
100 | Pontuação Total | > 90pts | >= 80pts | >= 70pts | >= 65pts | >= 55pts |
APIs desenvolvidas
Levando em conta todos os serviços que consideramos primoridiais para oferecer a experiência e usabilidade que desejamos ao nossos lojistas em comum, as métricas para atingir a maior relevância deste requisito são:
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 20 | 16 | 12 | 8 | 4 |
% desenvolvido | > ou = 95% | > 85% | > 80% | > 70% | > 60% |
Atenção!
Os pontos de requisito no topo da tabela, representam o mínimo (4%) e o máximo (20%) que esse requisito pode fornecer.
Os pontos de requisito debaixo, representam os valores mínimo (55%) e máximo (95%) de desenvolvimentos que podem ser alcançados para o requisito.
Lista de serviços a serem desenvolvidos
Abaixo, a lista do que precisam desenvolver e seus respectivas pontuações para alcançar os pontos de requisito acima descritos:
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Método | Serviço | Descrição | Peso |
---|---|---|---|
GET | /categories | Consulta de departamentos e categorias | 2,5% |
GET | /attribute | Consulta de atributos | 2% |
GET | /children | Consulta de categorias filho | 0,5% |
Total de pontos: | 5% |

Método | Serviço | Descrição | Peso |
---|---|---|---|
GET | /category-with-warrenty | Consulta de lista de garantia obrigatória | 1% |
GET | /status | Consulta de status de ficha | 5% |
GET | /brand | Consulta de marcas cadastradas (whitelist) | 1% |
POST | /import/itens | Permitir envio do atributo Selecione | 5% |
POST | /import/itens | Permitir cadastro de produtos simples | 5% |
POST | /import/itens | Permitir cadastro de produtos variantes | 5% |
PUT | /optar | Permitir que o lojista faça o optin de match | 1% |
- | - | Disponibilizar tela com sugestão de match | 1% |
DELETE | /import/itens | Permitir exclusão de ficha | 1% |
Total de pontos: | 25% |
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Método | Serviço | Descrição | Peso |
---|---|---|---|
GET | /product | Consulta unitária de produtos | 5% |
GET | /product | Consulta paginada de produtos | 4% |
PUT | /offer/stock | Permitir atualização de estoque e tempo de preparo | 6% |
PUT | /offer/price | Permitir atualização de preço único | 6% |
PUT | /offer/price | Permitir atualização de preço por bandeira | 1% |
PUT | /offer/status | Permitir ativação/ inativação de produto | 3% |
Total de pontos: | 25% |
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Método | Serviço | Descrição | Peso |
---|---|---|---|
GET | /orders | Realizar consulta de pedidos | 5% |
POST | /invoice | Realizar cadastro de NF | 5% |
POST | /sent | Realizar marcação de enviado | 5% |
POST | /delivered | Realizar marcação de entregue | 5% |
- | webhook/ callback | Disponibilizar URL de notificação de pedidos | 5% |
Total de pontos: | 25% |

Método | Serviço | Descrição | Peso |
---|---|---|---|
GET | /labels | Realizar consulta de etiquetas | 2% |
POST | /generate-label | Permitir criação de etiqueta | 5% |
POST | /batch/generate-label | Permitir criação de etiqueta massiva | 3% |
- | - | Permitir que o lojista selecione a quantidade de etiquetas em seu painel | 3% |
- | - | Permitir que o lojista escolha o formato da etiqueta em seu painel | 4% |
- | - | Permitir que o lojista unifique as etiquetas em 1 único arquivo | 3% |
Total de pontos: | 20% |
% client_error (status code: 400 à 499)
Este requisito está relacionado à quantidade de client_error ocasionado por falha manual do lojista e/ou integração do parceiro.
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 20 | 16 | 12 | 8 | 4 |
% de erro | < ou = 3% | > 3% até 5% | > 5% até 10% | > 10% até 15% | até 20% |
Elegibilidade
-
O % de client_error será apurado mensalmente (D-30) e isso poderá ou não afetar a nota do requisito.
-
O % de client_error será apurado em parceiros que realizarem uma média diária de 25k de requisições.
-
O parceiro deverá ter no mínimo 3 tokens com chamadas.
Como ainda não disponibilizamos essas informações abertamente, no início de cada mês, divulgaremos a média de cada parceiro individualmente.
Exemplo prático de como contabilizaremos:
Digamos que a sua aplicação realizou um total de 50.562.865 requisições em D-30 e dentre elas, tiveram chamadas com status code 2xx, 4xx e 5xx que representam essa volumetria:
Para contabilizar esse requisito, precisamos encontrar o valor total de client_error:
Erros 400 (5.786.824) + Erros 404 (3.101.417) + Erros 422 (287.373) + Erros 406 (9.256) = 9.184.870
E então dividiremos pelo total de requisições realizadas em D-30 (50.562.865).
Por fim, encontraremos o % de client_errors cometido: 9.184.870 / 50.562.865 = 18%.
Neste cenário, o parceiro teria atingido um total de 4 pontos para este requisito.
Desenvolvimento de melhorias
Como o próprio nome já diz, este requisito refere-se a desenvolvimento de novos serviços ou serviços já existentes que identificamos uma melhoria, sendo ela direcionada a boas práticas do Marketplace para o parceiro ou lançamentos de novas funcionalidades.
Pontuar é fácil, basta o parceiro desenvolver e implementar a melhoria e/ou o novo serviço, considerando a nota máxima aquele que finalizar o mais rápido possível.
Para facilitar ainda mais, dividimos a possibilidade de entrega em dois cenários:
- Prioritário: É prioritário, todo o desenvolvimento de funcionalidades essenciais para o uso de nossos lojistas.
Exemplo: Permitir que o lojista faça alteração de preço, estoque e ativação/inativação de SKU.
Devido a necessidade, este cenário possui um prazo menor para ser desenvolvido em todos os níveis existentes, variando entre:
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 20 | 16 | 12 | 8 | 4 |
Dias corridos | 45 | 50 | 50 | 60 | 60 |
- Não prioritário: Refere-se a serviços que oferecem melhorias de usabilidade e experiência de nossos lojistas, mas não são de uso primordial.
Exemplo: Permitir que o lojista faça consulta de marcas cadastradas no Grupo Casas Bahia.
Por serem funcionalidades menos críticas, este cenário disponibiliza um prazo maior para desenvolvimento, variando também em dias corridos:
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 20 | 16 | 12 | 8 | 4 |
Dias corridos | 60 | 65 | 70 | 80 | 90 |
- Os dias serão contados a partir do dia em que a comunicação for enviada.
- Este requisito tem validade a partir de Q2.
Além das iniciativas enviadas, poderão surgir atualizações obrigatórias com uma data limite já prevista, tendo em vista que será uma funcionalidade onde em breve, se não atualizada, terá um impacto direto no lojista que a utiliza.
Lembrando que, em alguns casos o requisito pode não se aplicar a sua empresa, pois pode não fazer parte do seu nicho de atuação. Ex: Precificadoras, Emissoras de etiquetas, etc.
GMV ou pedido colocado
Este critério é definido por dois tipos de atingimento e que não se complementam, ou seja, o parceiro poderá atingir um OU outro e ainda assim alcançar a pontuação máxima. São eles:
- GMV colocado: Refere-se ao total de GMV adquirido dentro do período de D-30.
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 15 | 12 | 9 | 6 | 3 |
GMV colocado | >ou = 15Mi | >ou = 10Mi | >ou = 5Mi | >ou = 1Mi | >ou = 500k |
Atenção!
GMV é o faturamento mensal (independentemente da aprovação de pagamento), levando em consideração todos os lojistas que utilizam suas aplicações.
- Pedido colocado: Aqui vamos considerar o total de pedidos realizados por todos os lojistas vinculados ao parceiro, independentemente da aprovação de pagamento ou valor.
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 15 | 12 | 9 | 6 | 3 |
Pedido colocado | >ou =15k | >ou = 10k | >ou = 5k | >ou = 1k | >ou = 500 |
Ações de parceria (Propostas pela Casas Bahia Marketplace)
Este critério é definido pela quantidade de indicações e/ou postagens que os parceiros farão aos lojistas que ainda não temos em comum, ou seja, lojistas que podem passar a vender na Casas Bahia Marketplace.
Lembrando que partirão de propostas realizadas pela Casas Bahia Marketplace no quarter.
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 15 | 12 | 9 | 6 | 3 |
Ações e postagens | 10 | 8 | 6 | 4 | 2 |
Elegibilidade
- Faremos a apuração de maneira trimestral.
- Este requisito iniciará em Q2 e em Q3 será apurado.
- As propostas serão indicadas pela Casas Bahia Marketplace por quarter.
Violações
Neste quesito, vamos avaliar a qualidade do envio de SKUs ao nosso portal, vendo o porcentual de violações.
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 15 | 12 | 9 | 6 | 3 |
Ações e postagens | >=90% | >=80% | >=70% | >=60% | >=50% |
Importante
- Caso você tenha menos que 50% sua nota neste quesito será 0.
- Não será considerado erros de blocklist.
- Integrador com menos de 500 cadastros e com taxa acima de 80% receberá 3 pontos.
Pesquisa NPS (Satisfação dos lojistas)
Esse requisito tem como finalidade, medir o grau de satisfação de nossos lojistas em comum e beneficiar o parceiro que tiver melhor pontuação. Enviaremos trimestralmente uma pesquisa de NPS a todos os lojistas ativos, a fim de entender a sua percepção quanto a aplicação e recursos disponíveis para a Casas Bahia Marketplace.
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 10 | 8 | 6 | 4 | 2 |
Nota de NPS | >ou =90 | >ou =70 | >ou =65 | >ou =60 | >ou =50 |
As perguntas da pesquisa serão:
- Em uma escala de 0 a 10, como você avalia a facilidade de uso da sua plataforma de integração "{nome do parceiro}" com a Casas Bahia Marktplace?
- Qual é a probabilidade de você recomendar a integração da "{nome do parceiro}" com a Casas Bahia Marktplace a um colega de trabalho?
- Como é sua experiência com o processo de integração? O que você mais gosta e o que você acha que pode ser melhorado?
Elegibilidade
NPS (Net Promoter Score) é uma ferramenta que propõe medir o grau de satisfação dos lojistas em comum.
Vamos disparar 2 pesquisas no intervalo de 6 em 6 meses com um questionário contendo 3 perguntas a nossos lojistas em comum e solicitar em uma escala de 0 a 10 o quanto recomendam sua aplicação.
O 1º disparo acontecerá em Junho.
Os resultados serão divididos em:
- Promotores (Notas 10 e 9, ou seja, recomendam)
- Neutros (Notas 7 e 8, ou seja, nem recomendam nem detratam)
- Detratores (Notas 0 a 6, ou seja, não estão satisfeitos).
No total de pesquisas respondidas, faremos a subtração entre a porcentagem de clientes promotores X os detratores. Se o resultado for positivo, é considerado bom e, se é +50, é considerado excelente.
Requisitos (Hubs de atendimento)
Preparamos uma tabela com um overview dos requisitos e as métricas que deverão ser alcançadas. Mas calma, seguindo em frente explicaremos cada um individualmente e também como alcança-las.
Máximo do requisito (pts) | Requisito | Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 |
---|---|---|---|---|---|---|
25 | % de API’s Desenvolvidas | >= 95% | > 85% | > 75% | > 65% | > 55% |
20 | % de client_error (4xx) | <= 2% | > 2% | > 5% | > 7% | > 10% |
20 | Desenvolvimento de novas features (dias corridos) | Prioritária: 45 Não prioritária: 60 | Prioritária: 50 Não prioritária: 65 | Prioritária: 50 Não prioritária: 70 | Prioritária: 60 Não prioritária: 80 | Prioritária: 60 Não prioritária: 90 |
20 | Ações de parceria (Propostas pela Casas Bahia Marktplace) | 10 | 8 | 6 | 4 | 2 |
15 | NPS | >= 50 | >= 50 | >= 50 | >= 50 | >= 50 |
APIs desenvolvidas
Levando em conta todos os serviços que consideramos primoridiais para oferecer a experiência e usabilidade que desejamos ao nossos lojistas em comum, as métricas para atingir a maior relevância deste requisito são:
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 25 | 21 | 17 | 14 | 10 |
% desenvolvido | > ou = 95% | > 85% | > 75% | > 65% | > 55% |
###=Atenção! Os pontos de requisito no topo da tabela, representam o mínimo (10%) e o máximo (25%) que esse requisito pode fornecer.
Os pontos de requisito debaixo, representam os valores mínimo (55%) e máximo (95%) de desenvolvimentos que podem ser alcançados para o requisito.
Lista de serviços a serem desenvolvidos
Abaixo, a lista do que precisam desenvolver e seus respectivas pontuações para alcançar os pontos de requisito acima descritos:

Método | Serviço | Descrição | Peso |
---|---|---|---|
GET | /incidentes | Consulta incidentes | 5% |
GET | Consulta de soluções para incidentes | 5% | 20% |
POST | /solutions | Criação de incidentes | 5% |
POST | /attachments | Permitir inserir anexo nos incidentes | 5% |
POST | /reports | Permitir extração de relatório | 2,5% |
PATCH | /solutions | Permitir interação nos incidentes | 2,5% |
Total de pontos: | 25% |
% client_error (status code: 400 à 499)
Este requisito está relacionado à quantidade de client_error ocasionado por falha manual do lojista e/ou integração do parceiro.
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 20 | 16 | 12 | 8 | 4 |
% de erro | < ou = 2% | > 2% | > 5% | > 7% | > 10% |
Elegibilidade
Se utilizado etiqueta própria para postagem, além de não conseguir realizar o tracking, o Envvias não reembolsará o valor do frete.
-
O % de client_error será apurado mensalmente (D-30) e isso poderá ou não afetar a nota do requisito.
-
O % de client_error será apurado em parceiros que realizarem uma média diária de 25k de requisições.
-
O parceiro deverá ter no mínimo 3 tokens com chamadas.
Como ainda não disponibilizamos essas informações abertamente, no início de cada mês, divulgaremos a média de cada parceiro individualmente.
Exemplo prático de como contabilizaremos:
Digamos que a sua aplicação realizou um total de 1.273.865 requisições em D-30 e dentre elas, tiveram chamadas com status code 2xx, 4xx e 5xx que representam essa volumetria:
Para contabilizar esse requisito, precisamos encontrar o valor total de client_error:
Erros 400 (29.255) + Erros 404 (2.848) + Erros 499 (222) = 32.325
E então divideremos pelo total de requisições realizadas em D-30 (1.273.865).
Por fim, encontraremos o % de client_errors cometido: 32.325 / 1.273.865 = 3%.
Neste cenário, o parceiro teria atingido um total de 16 pontos para este requisito.
Desenvolvimento de melhorias
Como o próprio nome já diz, este requisito refere-se a desenvolvimento de novos serviços ou serviços já existentes que identificamos uma melhoria, sendo ela direcionada a boas práticas do Marketplace para o parceiro ou lançamentos de novas funcionalidades.
Pontuar é fácil, basta o parceiro desenvolver e implementar a melhoria e/ou o novo serviço, considerando a nota máxima aquele que finalizar o mais rápido possível.
Para facilitar ainda mais, dividimos a possibilidade de entrega em dois cenários:
- Prioritário: É prioritário, todo o desenvolvimento de funcionalidades essenciais para o uso de nossos lojistas.
Exemplo: Permitir que o lojista faça interação nos incidentes abertos e em sua fila.
Devido a necessidade, este cenário possui um prazo menor para ser desenvolvido em todos os níveis existentes, variando entre:
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 20 | 16 | 12 | 8 | 4 |
Dias corridos | 45 | 50 | 50 | 60 | 60 |
- Não prioritário: Refere-se a serviços que oferecem melhorias de usabilidade e experiência de nossos lojistas, mas não são de uso primordial.
_Exemplo: Permitir que o lojista faça consultas massivas de incidentes.
Por serem funcionalidades menos críticas, este cenário disponibiliza um prazo maior para desenvolvimento, variando também em dias corridos:
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 20 | 16 | 12 | 8 | 4 |
Dias corridos | 60 | 65 | 70 | 80 | 90 |
- Os dias serão contados a partir do dia em que a comunicação for enviada.
- Este requisito tem validade a partir de Q2.
Além das iniciativas enviadas, poderão surgir atualizações obrigatórias com uma data limite já prevista, tendo em vista que será uma funcionalidade onde em breve, se não atualizada, terá um impacto direto no lojista que a utiliza.
Ações de parceria (Propostas pela Casas Bahia Marketplace)
Este critério é definido pela quantidade de indicações e/ou postagens que os parceiros farão aos lojistas que ainda não temos em comum, ou seja, lojistas que podem passar a vender na Casas Bahia Marketplace.
Lembrando que partirão de propostas realizadas pela Casas Bahia Marketplace no quarter.
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 20 | 16 | 12 | 8 | 4 |
Ações e postagens | 10 | 8 | 6 | 4 | 2 |
Elegibilidade
- Faremos a apuração de maneira trimestral.
- Este requisito iniciará em Q2 e em Q3 será apurado.
- As propostas serão indicadas pela Casas Bahia Marketplace por quarter.
Pesquisa NPS (Satisfação dos lojistas)
Esse requisito tem como finalidade, medir o grau de satisfação de nossos lojistas em comum e beneficiar o parceiro que tiver melhor pontuação. Enviaremos trimestralmente uma pesquisa de NPS a todos os lojistas ativos, a fim de entender a sua percepção quanto a aplicação e recursos disponíveis para a Casas Bahia Marketplace.
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 15 | 12 | 9 | 6 | 3 |
Nota de NPS | >ou =90 | >ou =70 | >ou =65 | >ou =60 | >ou =50 |
As perguntas da pesquisa serão:
- Em uma escala de 0 a 10, como você avalia a facilidade de uso da sua plataforma de integração "{nome do parceiro}" com a Casas Bahia Marketplace?
- Qual é a probabilidade de você recomendar a integração da "{nome do parceiro}" com a Casas Bahia Marketplace a um colega de trabalho?
- Como é sua experiência com o processo de integração? O que você mais gosta e o que você acha que pode ser melhorado?
###Elegibilidade Se utilizado etiqueta própria para postagem, além de não conseguir realizar o tracking, o Envvias não reembolsará o valor do frete.
NPS (Net Promoter Score) é uma ferramenta que propõe medir o grau de satisfação dos lojistas em comum.
Vamos disparar 2 pesquisas no intervalo de 6 em 6 meses com um questionário contendo 3 perguntas a nossos lojistas em comum e solicitar em uma escala de 0 a 10 o quanto recomendam sua aplicação.
O 1º disparo acontecerá em Junho.
Os resultados serão divididos em:
- Promotores (Notas 10 e 9, ou seja, recomendam)
- Neutros (Notas 7 e 8, ou seja, nem recomendam nem detratam)
- Detratores (Notas 0 a 6, ou seja, não estão satisfeitos).
No total de pesquisas respondidas, faremos a subtração entre a porcentagem de clientes promotores X os detratores. Se o resultado for positivo, é considerado bom e, se é +50, é considerado excelente.
Requisitos (Hubs de Frete)
Preparamos uma tabela com um overview dos requisitos e as métricas que deverão ser alcançadas. Mas calma, seguindo em frente explicaremos cada um individualmente e também como alcança-las.
Máximo do requisito (pts) | Requisito | Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 |
---|---|---|---|---|---|---|
20 | Desenvolvimento de novas features (dias corridos) | Prioritária: 45 Não prioritária: 60 | Prioritária: 50 Não prioritária: 65 | Prioritária: 50 Não prioritária: 70 | Prioritária: 60 Não prioritária: 80 | Prioritária: 60 Não prioritária: 90 |
20 | % Timeout | <= 0,5% | <= 1% | <= 1,5% | <= 2% | <= 3% |
20 | Tempo de Resposta | 0 até 500ms > 90% | 0 até 500ms > 85% | 0 até 500ms > 80% | 0 até 500ms > 75% | 0 até 500ms > 70% |
20 | NPS | >= 90 | >= 70 | >= 65 | >= 60 | >= 50 |
20 | Ações de parceria (Propostas pela Casas Bahia Marketplace) | 10 | 8 | 6 | 4 | 2 |
Desenvolvimento de melhorias
Como o próprio nome já diz, este requisito refere-se a desenvolvimento de novos serviços ou serviços já existentes que identificamos uma melhoria, sendo ela direcionada a boas práticas do Marketplace para o parceiro ou lançamentos de novas funcionalidades.
Pontuar é fácil, basta o parceiro desenvolver e implementar a melhoria e/ou o novo serviço, considerando a nota máxima aquele que finalizar o mais rápido possível.
Para facilitar ainda mais, dividimos a possibilidade de entrega em dois cenários:
- Prioritário: É prioritário, todo o desenvolvimento de funcionalidades essenciais para o uso de nossos lojistas.
Exemplo: Permitir que o lojista faça regras de cotações para um cálculo de frete mais assertivo ao cliente.
Devido a necessidade, este cenário possui um prazo menor para ser desenvolvido em todos os níveis existentes, variando entre:
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 20 | 16 | 12 | 8 | 4 |
Dias corridos | 45 | 50 | 50 | 60 | 60 |
- Não prioritário: Refere-se a serviços que oferecem melhorias de usabilidade e experiência de nossos lojistas, mas não são de uso primordial.
Exemplo: Permitir que o lojista faça envio de mais de uma modalidade de frete no cálculo.
Por serem funcionalidades menos críticas, este cenário disponibiliza um prazo maior para desenvolvimento, variando também em dias corridos:
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 20 | 16 | 12 | 8 | 4 |
Dias corridos | 60 | 65 | 70 | 80 | 90 |
- Os dias serão contados a partir do dia em que a comunicação for enviada.
- Este requisito tem validade sempre ao início de cada quarter.
Além das iniciativas enviadas, poderão surgir atualizações obrigatórias com uma data limite já prevista, tendo em vista que será uma funcionalidade onde em breve, se não atualizada, terá um impacto direto no lojista que a utiliza.
Percentual de Time-Out
Este requisito visa avaliar a proporção de chamadas que excedem o limite de tempo estabelecido pela Casas Bahia Marketplace para o cálculo do frete, que é de 1000ms. Quanto mais rápido for o retorno do valor do frete, melhor a satisfação do cliente na hora da compra.
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 20 | 16 | 12 | 8 | 4 |
Percentual de Time-Out | < ou = 0,5% | < ou = 1% | < ou = 1,5% | < ou = 2% | < ou = 3% |
Elegibilidade
-
O % de time-out será apurado sempre em (D-7) e isso poderá ou não afetar a nota do requisito.
-
O % de time-out será apurado em parceiros que realizarem uma média diária de 100k de chamadas de cotações de frete.
Tempo de resposta
Este requisito tem como objetivo mensurar o tempo de retorno do cálculo de frete. Onde quanto menor for o retorno, mais chances de ter uma boa pontuação nesse requisito. O segredo para levar uma boa nota é manter o maior % do total da quantidade de chamadas retornando entre 0 à 500ms.
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 20 | 16 | 12 | 8 | 4 |
Tempo de Resposta | 0 até 500ms > 90% | 0 até 500ms > 85% | 0 até 500ms > 80% | 0 até 500ms > 75% | 0 até 500ms > 70% |
Elegibilidade
-
O % de time-out será apurado sempre em (D-7) e isso poderá ou não afetar a nota do requisito.
-
O % de time-out será apurado em parceiros que realizarem uma média diária de 100k de chamadas de cotações de frete.
Pesquisa NPS (Satisfação dos lojistas)
Esse requisito tem como finalidade, medir o grau de satisfação de nossos lojistas em comum e beneficiar o parceiro que tiver melhor pontuação. Enviaremos trimestralmente uma pesquisa de NPS a todos os lojistas ativos, a fim de entender a sua percepção quanto a aplicação e recursos disponíveis para a Casas Bahia Marketplace.
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 15 | 12 | 9 | 6 | 3 |
Nota de NPS | >ou =90 | >ou =70 | >ou =65 | >ou =60 | >ou =50 |
As perguntas da pesquisa serão:
- Em uma escala de 0 a 10, como você avalia a facilidade de uso do seu sistema de frete "{nome do parceiro}" com a Casas Bahia Marketplace?
- Qual é a probabilidade de você recomendar o sistema da "{nome do parceiro}" com a Casas Bahia Marketplace a um colega de trabalho?
- Como é sua experiência com o processo de integração? O que você mais gosta e o que você acha que pode ser melhorado?
Elegibilidade
NPS (Net Promoter Score) é uma ferramenta que propõe medir o grau de satisfação dos lojistas em comum.
Vamos disparar 2 pesquisas no intervalo de 6 em 6 meses com um questionário contendo 3 perguntas a nossos lojistas em comum e solicitar em uma escala de 0 a 10 o quanto recomendam sua aplicação.
O 1º disparo acontecerá em Junho.
Os resultados serão divididos em:
- Promotores (Notas 10 e 9, ou seja, recomendam)
- Neutros (Notas 7 e 8, ou seja, nem recomendam nem detratam)
- Detratores (Notas 0 a 6, ou seja, não estão satisfeitos).
No total de pesquisas respondidas, faremos a subtração entre a porcentagem de clientes promotores X os detratores. Se o resultado for positivo, é considerado bom e, se é +50, é considerado excelente.
Ações de parceria (Propostas pela Casas Bahia Marketplace)
Este critério é definido pela quantidade de indicações e/ou postagens que os parceiros farão aos lojistas que ainda não temos em comum, ou seja, lojistas que podem passar a vender na Casas Bahia Marketplace.
Lembrando que partirão de propostas realizadas pela Casas Bahia Marketplace no quarter.
Nível 5 | Nível 4 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 1 | |
---|---|---|---|---|---|
Pontos do requisito | 20 | 16 | 12 | 8 | 4 |
Ações e postagens | 10 | 8 | 6 | 4 | 2 |
Elegibilidade
- Faremos a apuração de maneira trimestral.
- Este requisito iniciará em Q2 e em Q3 será apurado.
- As propostas serão indicadas pela Casas Bahia Marketplace por quarter.
Benefícios
Agora que já sabemos os requisitos, obrigatoriedades e critérios, vamos à melhor parte: falar dos benefícios que ofereceremos aos parceiros de acordo a sua pontuação.
Veja que incrível!
- | Nível 1 > ou = 55 (pts) | Nível 2 > ou = 65 (pts) | Nível 3 > ou = 70 (pts) | Nível 4 > ou = 80 (pts) | Nível 5 > 90 (pts) |
---|---|---|---|---|---|
Selo de parceiro certificado | O | O | O | O | O |
Acesso a relatórios de erros e estatísticas | - | O | O | O | O |
Key Account | - | O | O | O | O |
Suporte Casas Bahia Marketplace Whatsapp | - | - | O | O | O |
Prioridade em atendimento lojista | - | - | O | O | O |
Hotsite com selo de certificação | - | - | O | O | O |
Assessoria Premium | - | - | - | O | O |
Canais de comunicação | - | - | - | - | O |
Lembrando que, os níveis serão atingidos de acordo a soma de todos os % atingidos por requisito no topo deste documento descritos.
Maravilha! De maneira geral, já sabemos quais são, mas o que significa cada um? Vejamos nos tópicos a seguir.
Selo de parceiro certificado
Este selo será o responsável por classificar a posição do HUB na Casas Bahia Marketplace.
Nível 1 | Nível 2 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 5 | |
---|---|---|---|---|---|
Total atingido (pts) | > ou = 55 | > ou = 65 | > ou = 70 | > ou = 80 | > 90 |
Elegibilidade
- Todos os níveis terão acesso ao selo de parceiro certificado.
- O total é calculado com base na soma do % atingido para cada um dos 6 requisitos.
Acesso a relatórios de erros e estatísticas
Os Key's Account's farão reuniões periódicas com os parceiros, no qual apresentarão os indicadores de integração e trabalharão juntos em planos de evolução. Além claro, de acompanhar o andamento e indicador.
Nível 1 | Nível 2 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 5 | |
---|---|---|---|---|---|
Total atingido (pts) | > ou = 55 | > ou = 65 | > ou = 70 | > ou = 80 | > 90 |
Elegibilidade
- Todos os níveis terão acesso aos relatórios de erros e estatísticas.
- O total é calculado com base na soma do % atingido para cada um dos 6 requisitos.
Key Account
Todos os parceiros certificados serão assistidos por um Key Account que será responsável por ajudar no desenvolvimento e evolução dentro da Casas Bahia Marketplace.
Lembrando que, esse Key Account não é comercial, trata-se de um analista de integração que ficará como responsável por contribuir na evolução e aumento de nível do parceiro.Nível 1 | Nível 2 | Nível 3 | Nível 2 | Nível 5 | |
---|---|---|---|---|---|
Total atingido (pts) | > ou = 55 | > ou = 65 | > ou = 70 | > ou = 80 | > 90 |
Elegibilidade
- Todos os níveis terão acesso ao Key Account.
- O total é calculado com base na soma do % atingido para cada um dos 6 requisitos.
Suporte Casas Bahia Marketplace Whatsapp
O parceiro terá acesso a um grupo de Whatsapp para rápido acionamento, dispensando a necessidade da abertura de chamado.
Nível 2 | Nível 3 | Nível 4 | Nível 5 |
---|---|---|---|
Total atingido (pts) | > ou = 65 | > ou = 70 | > ou = 80 |
Elegibilidade
- Do nível 2 até o 5, além dos benefícios anteriores, os nossos parceiros também terão acesso ao suporte via Whatsapp.
- O total é calculado com base na soma do % atingido para cada um dos 6 requisitos.
Lembrando que, os níveis podem alterar mensalmente de acordo ao % atingido.
Prioridade em atendimento lojista
Ao alcançar um dos níveis que libera o benefício, terão acesso a um canal para priorização do atendimento de lojistas que utilizam o Hub.
- | Nível 3 | Nível 4 | Nível 5 |
---|---|---|---|
Total atingido (pts) | > ou = 70 | > ou = 80 | > 90 |
Elegibilidade
- Do nível 3 até o 5, além dos benefícios anteriores, nossos parceiros também terão acesso a prioridade de atendimento ao lojista.
- O total é calculado com base na soma do % atingido para cada um dos 6 requisitos.
Lembrando que, os níveis podem alterar mensalmente de acordo ao % atingido.
Hotsite com selo de certificação
Ao alcançar um dos níveis que libera o benefício, divulgaremos o logotipo e também faremos redirecionamento para a página do Hub Parceiro em nossa landing page gerando assim, oportunidades com os nossos lojistas.
Clique aqui e acesse a landing page!
- | Nível 3 | Nível 4 | Nível 5 |
---|---|---|---|
Total atingido (pts) | > ou = 70 | > ou = 80 | > 90 |
Elegibilidade
- Do nível 3 até o 5, além dos benefícios anteriores, nossos parceiros também terão acesso a prioridade de atendimento ao lojista.
- O total é calculado com base na soma do % atingido para cada um dos 6 requisitos.
Lembrando que, os níveis podem alterar mensalmente de acordo ao % atingido.
Canais de comunicação
Liberando esse benefício, o parceiro poderá participar de lives, postagens, podcast entre outras ações comerciais com a Casas Bahia Marketplace, a fim de atrair e incentivar mais lojistas do mercado.
- | Nível 4 | Nível 5 |
---|---|---|
Total atingido (pts) | > ou = 80 | > 90 |
Elegibilidade
- Do nível 4 até o 5, além dos benefícios anteriores, nossos parceiros também poderão utilizar nossas redes sociais.
- O total é calculado com base na soma do % atingido para cada um dos 6 requisitos.
Lembrando que, os níveis podem alterar mensalmente de acordo ao % atingido.
Participação na Assessoria Premium
Chegando ao nível Nível 4 e 5, todos os benefícios anteriores estarão liberados + participação no Assessoria Premium.
Quantidade de lojas que os Hub’s podem indicar: Nível 4 (1 loja), Nível 5 (2 lojas).
Tempo em que à loja será acompanhada pelo time: 60 dias (01/02/2024 até 31/03/2024).
Período em que os Hub’s poderão indicar lojas: 10/01/2024 até 31/01/2024.
- | Nível 4 | Nível 5 |
---|---|---|
Total atingido (pts) | > ou = 80 | > 90 |
Benefícios aos lojistas participantes:
- Curadoria de Anúncios;
- Equalização de Catálogo;
- Acompanhamento da Vitrine de Produtos (indexação, atributos, busca);
- Competitividade Frete (oportunidades em regiões, oportunidades no prazo de expedição e entrega, valor do frete);
- Indicação de produtos aposta;
- Apoio na participação de campanhas promocionais;
- Priorização no atendimento de chamados no Suporte;
- Suporte Ativo com Integrador e Time de Integração Marketplace.
Elegibilidade
- Chegando ao nível máximo, além dos benefícios anteriores, nossos parceiros também serão indicados pela Casas Bahia Marketplace.
- O total é calculado com base na soma do % atingido para cada um dos 6 requisitos.
Lembrando que, os níveis podem alterar mensalmente de acordo ao % atingido.
Sinalizações
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Quando o parceiro realizar o descumprimento de alguma das regras, o analista responsável entrará em contato para acordar uma nova data e plano para recuperação do indicador. O selo e nota são mantidos, porém momentaneamente, são retirados os benefícios.
Importante: Havendo o cumprimeiro do acordo estabelecido, os benefícios ficarão disponíveis de forma imediata.
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Caso o prazo negociado no contato não seja cumprido, o parceiro continuará sem acesso aos benefícios do Certifica e também terá um downgrade de nível em 1 ponto. Exemplo: se o parceiro está no Nível 5, ele passará a ser Nível 4.
Além disso, os lojistas que utilizam o painel do parceiro, serão comunicados sobre o downgrade de nível e os motivos que o levaram a sofrer esta perda.
Após esta aplicação automática, o integrador terá o prazo de 30 dias para ajustar ou se adaptar aos nossos requisitos, porém, caso o parceiro continue a não cumprir permaneceremos debitando 1 ponto de seu nível a cada 30 dias.
Para os casos em que o parceiro estiver posicionado no nível 1 e houver o débito, faremos uma nova triagem e uma nova avaliação. Este parceiro também sofrerá as seguintes sanções:
-
Retiraremos o seu nome da lista de parceiros homologados disponível na entrada dos lojistas de mar aberto (onboarding) e bloquearemos a criação de tokens internamente, ou seja, novos lojistas não poderão ter acesso a Casas Bahia Marketplace Marketplace através de seu integrador.
-
Haverá novo comunicado aos lojistas que utilizarem o parceiro, informando o ocorrido.
Importante: Lojistas que já possuem token, não serão onerados.
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A sinalização verde é registrada em 2 situações:
- Parceiros que passaram pelo cenário acima, ou seja, obtiveram a sinalização vermelha e então serão monitoriados para acompanharmos a evolução de seu Nível.
- Parceiros novos e que já estão operando sem Nível algum.
Assim que o parceiro realizar o(s) desenvolvimento(s), durante 30 dias, ficará sobre monitoramento e acompanhamento para validarmos o enquadramento de seu Nível.
Após este prazo, no próximo quarter, o parceiro será novamente certificado conforme o Nível atingido e também terá acesso aos benefícios do Certifica.